A busca da autonomia na luz solar

0
17711

Alimentado pelo sol enquanto roda, Lightyear One alcança autonomia de 1,3 mil quilômetros

A novidade vem da Holanda, país sem a menor tradição na indústria automobilística. Ao contrário, este é o primeiro carro desenvolvido no país, e é um elétrico alimentado com energia solar, captada pelos painéis expostos no teto do carro, tecnologia que soluciona o maior problema da mobilidade elétrica: a autonomia.

O Lightyear One converte a energia captada pelos painéis em energia elétrica e alimenta a bateria, que também pode ser carregada na corrente elétrica.

O carro sai de casa com as baterias carregadas, mas a energia que vai sendo gasta na condução vai sendo reposta durante o dia.

A bateria tem capacidade para armazenar a energia captara durante o dia para ser usada à noite.
Essa combinação permite um aumento considerável da autonomia. O carro tem duas versões: a básica pode rodar até 800 km sem ser reabastecida na tomada e a topo de linha tem uma autonomia de 1,3 mil quilômetros. Nada mal, viajar de carro elétrico num trecho como São Paulo a Caravelas, na Bahia, sem parar para abastecer! E pode ainda ser abastecido num ponto de recarga no trajeto.

O modelo holandês é um sedã de quatro portas com dimensões semelhantes ao também elétrico Tesla S. O preço da versão básica é US$ 140 mil (quase R$ 500 mil). Encomenda agora pra receber daqui um ano.