800 milhões de pneus reaproveitados

3164
33565

– Quatro milhões de toneladas de borracha viraram solas de sapato, borrachas de vedação, dutos, pisos, tapetes e asfalto

pneu-1

 Imagine 800 milhões de pneus. Não dá pra ter idéia do que isso significa, né? Mas dá, sim, pra imaginar, o que seria essa montanha de borracha jogada na natureza. Pois é esse o número de pneus que foi recolhido (na verdade, um pouco mais: 821 milhões!) no programa Reciclanip desde 1999, quando iniciou-se a legislação sobre logística reversa no setor. A Reciclanip é parte da Associação Nacional da Indústria de Pneus.

pneu2

Foram investidos nesse período R$ 898,8 milhões na iniciativa e o total de material recolhido atingiu 4,1 milhões de toneladas

O programa tem mais de mil pontos de coleta e 90 caminhões transitando diariamente para o recolhimento, que é feito em parceria com prefeituras. O site www.reciclanip.com.br indica onde estão os pontos de coleta.

O material derivado dos pneus inservíveis são reaproveitados como combustível alternativo para as indústrias de cimento, na fabricação de solas de sapato, em borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, asfalto-borracha e tapetes para automóveis. Todas as destinações são aprovadas pelo Ibama como destinações ambientalmente adequadas.